quarta-feira, 22 de abril de 2015

Doces memórias, novos tempos!


«Mãe ensinas-nos a fazer bonecos de lã? » lança o F. de olhinhos doces batendo pestana, bem ao jeito de endrominar mãe incauta…A pergunta cai no menos propício contexto mas na mais lógica sequência…e sei de antemão que nas próximas horas deixarei de lado arrumações e coisas prosaicas para me debater entre lãs, agulhas e fios tentando ensinar aos filhotes a quase por mim esquecida arte de criar bonecos de lã, daqueles que logo se tornam personagens das mais improváveis aventuras ganhando valoroso estatuto em brincadeira preferida… afinal não é todos os dias que eles brincam com o enorme saco dos bonecos de lã feitos por mim há tanto tempo…no tempo em que tendo já entrado para a universidade brincava ainda com os meu irmãos mais novos como se de um deles se tratasse…A grande diferença de idades completamente esbatida pelo facto de eu sempre ter desejado ter irmãos e poder usufruir do implícito pacote de brincadeiras…Os bonecos de lã surgiram numa qualquer tarde de lazer longo, e o entusiasmo foi tal que o seu número foi crescendo até ganharem espaço na nossa vida e memória como aldeia dos bonecos de lã, protagonistas corajosos de um sem fim de naufrágios , tempestades e sobrevivência em ilhas desertas, em mirabolantes histórias passadas algures no século XIX (ou não cursasse eu História na altura), que associavam os meus crescentes conhecimentos ao entusiasmo infantil vibrante dos meus dois irmãos…Desse tempo todos guardamos gratas memórias que voltam à vida de quando em vez nas reuniões de família,  adoçando o resto do tempo a nossa bagagem de coisas boas e suporte de vida…Não sei já dizer como a aldeia dos bonecos de lã acabou em minha casa  preciosamente guardada…mas lembro-me bem quando a mostrei pela primeira vez à P. e ao F. e como a sua reação me fez perceber que mais importante do que guardar seria partilhar com eles tudo aquilo…Assim, quando me pedem, deixo-os remontar o mundo dos pequenos personagens “lanudos” e divirto-me a vê-los brincar à sua maneira e no seu tempo com algo que me é tão querido e me traz tão ternas recordações…!
«Ensinas mãe? Foi a avó que te ensinou a ti não foi?» pergunta a P., juntando-se ao irmão no reforço do pedido…Bem....há dois dias que em cima da mesa da sala rolam lãs, tesouras, agulhas e colas...por lá vão tomando forma pequenos vultos que num ápice ganham nomes e personalidades para integrar novas histórias…que desarrumação meu Deus…mais uma…mas não posso deixar de sorrir e discretamente piscar o olho cumplicemente a cada um dos novos membros da aldeia de lã que deixa a mesa para enfrentar novas e maravilhosas aventuras!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



10 comentários:

  1. Que giro!
    Assim se constroem memórias :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Oh que giro =) É sempre bom ver crianças interessarem-se por brincadeiras antigas!

    ResponderExcluir
  3. Isso é bom demais e essa bagunça vale muito! Por que não nos mostras os lanudos?rs Gostaria! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Já se foi esse tempo...
    esse tempo já não volta
    amiga, eu bem te entendo
    a brincadeira é outra agora!

    Tenha uma boa amiga Maria, um beijo,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria, essa desarrumação é a melhor que há, imprime lindas recordações em nossa trajetória!
    Mostre-nos os bonecos, fiquei curiosa em conhecê-los.
    Beijos e ótimas aventuras!

    ResponderExcluir
  6. Oh, tão bom *.*

    Beijinhos, minha querida*

    ResponderExcluir
  7. Lindissimo momento querida amiga Maria ,desejo-lhe toda a felicidade do mundo ,muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de desarrumação é da que faz bem à alma. Essa a mim também nunca me incomodou.
    Aproveite bem enquanto é tempo. Eles crescem rápido e num instante os interesses passam a ser outros!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que desarrumação tão gratificante......é muito bem eles interessarem-se por essas recordações
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...