quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Macdonalds, ainda a polémica!

JamieOliver2_lead.jpg (400×300)


Jamie Oliver, o mediático chef britânico,  que todos conhecemos de programas televisivos ou publicações, ganhou em tribunal à Macdonalds, numa contenda que os opunha desde um programa em que há um ano atrás, Oliver exemplificou o processo de fazer hambúrgueres da dita marca.

Era apontada a má qualidade da carne utilizada, normalmente indicada para comida de cão, mas aproveitada pela Macdonalds para hambúrgueres depois de “tratada”, centrifugada e lavada com hidróxido de amoníaco para o seu preenchimento.
As duas questões principais saltam à vista, a má qualidade da carne e a utilização do hidróxido de amoníaco que é nocivo à saúde.

Não sou especialmente fã de Jamie, embora lhe reconheça mérito em algumas lutas travadas em Inglaterra contra o fast food, nomeadamente a campanha empreendida nas escolas contra a alimentação massificada dos refeitórios, baseada em produtos pré-cozinhados onde abundam fritos e gorduras, não esquecendo no entanto o que estas investidas contra grandes marcas, como a Macdonalds lhe trazem de fama…!
Neste caso específico porém não posso desvalorizar o fato de nesta luta de David e Golias, ter saído vencedor…Dá que pensar!!! Assim como a Macdonalds ter anunciado já, embora recusando a ligação com a sua derrota em tribunal (pois….!), que vai mudar a receita dos hambúrgueres.



 mcdonalds_fastfood_1392555c.jpg (460×288)

Ao que parece outras marcas como o Burger King já teriam deixado de lado a utilização do hidróxido de amoníaco, e a sua utilização não está confirmada na Macdonalds de todos os países, mas o que me preocupa são as certezas reveladas e as dúvidas levantadas por este caso em relação à realidade da nossa qualidade de vida enquanto consumidores.

Muitos outros produtos são fabricados com recurso a hidróxido de amoníaco, mas como as suas substâncias são consideradas «componentes legítimos em produção», os fabricantes não são obrigados a informar sobre o seu uso e como tal...nunca o saberemos!!!!
Por outro lado quantas outras substâncias perigosas ingerimos diariamente nos alimentos que consumimos sem que façamos a mínima ideia de que o estamos a fazer???? E o que podemos fazer quanto a isso???

Quanto ao Macdonalds…por aqui costumamos ir apenas de vez em quando, nos dias em que por exemplo vamos ao cinema, portanto não é uma coisa regular, mas é divertido e os miúdos gostam…Fiquei porém sem vontade de por lá passar nos próximos tempos…ou enquanto me lembrar...mesmo com a nova receita....!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!








57 comentários:

  1. tbm não sou fã dele , mas essa ação dele foi memorável
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ele tem feito bastante pela comida saudável e por novos hábitos a partir de cedo.
      Bjs
      Maria

      Excluir
  2. Já tinha visto o video, e deixa-nos a pensar.
    Nada como comidinha em casa. Fico sempre com a pulga atrás da orelha... então e nos restaurantes? O que nos servem?
    O que vejo muitas vezes é um senhor chinês a apanhar ervas do rio que passa aqui. Note-se que o rio está seco... e que raio mete o senhor nas saladas quando vamos lá comer?
    De qualquer modo, sou mais fã do Burguer King, mas é como tu dizes, só de vez em quando.
    Beijinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do senhor a apanhar ervas é assustadora Maria, mais até do que o Macdonalds...lembra-me umas histórias mesmo terríficas que me contou uma conhecida minha que trabalha na ASAE sobre vistorias a determinado tipo de restaurantes...a partir daí ela simplesmente não vai...Mas é como tudo algumas coisas conseguimos evitar outras nem imaginamos que nos estamos a prejudicar ao usá-las..e não falo só de comida..!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Que boa notícia!!!

    Que sirva de exemplo para nós
    consumidores que muitas vezes
    levamos 'gato por lebre'

    beij0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim estes casos chamam a atenção e fazem-nos pensar...mas nunca conseguiremos evitar tudo o que é nocivo para a nossa saúde infelizmente muita coisa que usamos normalmente é ...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. Não frequento o Mc a não ser para um gelado dos que por lá têm....sempre fui "inimigo" desse tipo de comida, e penso ter bons seguidores comigo :)))

    Quanto ao Jamie, gostei das lutas que travou apesar de também não ser muito fã da sua cozinha.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim travou batalhas interessantes e conseguiu alguns resultados notáveis!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. Olé:)
    Já conhecia esta contenda e o desfecho da mesma.
    Gosto do Jamie e devo-lhe a ele e a programas descomplicados como o dele o ter ganho o gosto por me arriscar a seguir receitas e a inovar no marasmo em que se pode tornar cozinhar:)...sempre com coisas simples:)

    Muitas! Ler os rotulos com E disto e E daquilo é assustador...
    A Mc...lá em casa recebe pr'aí uma visita por ano nossa...e chega:)

    jinhoooossssss minha Maria:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acabo por lhe achar graça pela forma como cozinha e faz parecer tudo simples...mas confesso que não fiquei tentada em reproduzir...mas também é certo que não vi assim tantos programas e não tenho os livros.!
      Eu já nem falo no que está no rótulo...pelo menos por aí se quisermos temos opção, o pior é o que não vem lá... Enfim não pudemos viver em redomas nem ficar paranóicos...só atentos!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. É, Maria, quando perdemos a confiança em determinado produto, não há quem faça voltar a consumirmos.
    Mas , é bom que existam essas bravatas, só assim , nos consumidores podemos saber a verdade do que colocam nos alimentos.

    bj Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso e já que depois do que aconteceu retiraram a tal substância...pode ser que lá volte uma vez por outra mais à frente quando a memória o permitir...como disse a ida faz parte do programa das idas ao cinema e é uma das coisas que o torna especial porque os miúdos gostam...O pior é pensar naquilo que não sabemos e usamos diariamente..!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. Realmente a minha vontade de ir, depois de ler este texto diminuiu consideravelmente. Não me vão ver lá nos próximos tempos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ...foi como a minha...mas claro que um destes dias voltamos..Também só lá ia uma vez por outra...e neste caso lá mudaram a receita...Agora o que não sabemos que há em outros produtos...isso sim é assustador.
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. Olá Maria!!!
    Somos vítimas não é mesmo, do que nos oferecem enquanto alimentos. Se pensarmos em tudo mesmo que ingerimos sem saber o que está em cada tipo de alimento ficamos "paranóicos".
    Quando meus filhos eram pequenos eram apaixonados por Macdonalds, hoje em dia o mais novo está 16 anos , a do meio com 20 e a mais velha com 23. Aí o bom é que eles já conseguem selecionar mais o que querem. Mas, crianças é um pouco difícil para concientízá-los mesmo.
    Vamos esperar para vermos o que este carinha Jaime Oliver vai trazer para nós.
    Bjos amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mesmo os meus que são mais pequenos já foram mais fãs do macdonalds...até porque um dos seus atrativos, os bonecos do happy meal já não lhe dizem muito...! É como dizes...se pensarmos em tudo o que haverá de nocivo em tudo o que atualmente consumimos, ficamos paranóicos..resta-nos ficar atentos...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. Ainda bem que eu não sabia disso. Teria sido uma guerra cá em casa com os filhos que adoram Mac... Espero mesmo que mudem a receita :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudaram sim...e claro para além disso o que será que ingerimos de nocivo sem saber??? Acho que temos de manter a calma ser sensatos evitando o que detetamos e é mesmo mau e manter a calma quanto ao resto em que nada pudemos fazer...enfim! Muitas vezes o problema também está apenas no consumo compulsivo...e isso podemos controlar variando!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  10. não fazia ideia ou melhor já nem me lembrava... se ja ia la pocas veezes agora ainda irei menos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a solução é mesmo essa variar e não consumir nada compulsivamente...:)
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  11. Bom dia Maria.
    O que nunca me fez mal ainda permanece na minha rotina,costumo comer la e ate hoje não teve uma unica vez que me sentir mal,as crianças adoram,quando algumas delas sentir algo penso a respeito rsrs.
    Um linda quarta-feria.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não são efeitos que se façam sentir de imediato mas apenas a longo prazo e com um consumo compulsivo...esse sim será de evitar...mas não só no que se refere à Mac...:))!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  12. Acima de tudo tem que haver moderação. Por acaso ontem fomos ao Mac, chegámos ambos tardíssimo a casa e aquela hora necessitávamos de algo prático e rápido. Contudo, já fui a um restaurante do Jamie em Londres... É daquelas coisas, o Mac não faz bem, mas lá que sabe maravilhosamente, sabe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e é rápido e barato...quase tudo a favor:))) E sim concordo contigo a questão está na moderação com em tudo devemos variar!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  13. Aqui tb tem,Maria.Mas pouco vamos!

    Soube agora no Face book com a Magda que só se pode votar no meu blog até 22 horas do dia 11/12,hoje!

    Número 634 repetido 5 vezes,ok?

    Peça a todos e vc também que votem muitas vezes hoje,pois é o último dia!

    Beijinhos

    Dryka



    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

    ResponderExcluir
  14. Tenho estado completamente a leste desta polémica mas gostei que ele tivesse ganho uma vez que implica a defesa da saúde dos consumidores!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de vitórias servem para acordar um pouco as pessoas e embora não afetando grandemente as marcas acabam por as fazer mudar algumas políticas e hábitos.
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Obrigada pela informação pronta e certeira!
    Fui lá direitinha e, pelo caminho, ganhei uma amiga.
    Quer dizer, eu mandei-te um pedido de amizade, falta saber se vai ser aceite :)
    Tens "montanhas" de fotos no Face!!! Vi bastantes, mas não todas. Lá chegaremos.
    Eu tenho lá muito poucas - praticamente só as do lançamento do meu livro. Onde tenho mais (salvo erro 3 álbuns) é no Google+.

    Falemos de fast food... Confesso que não faz o meu género. Por um lado, não gosto mesmo (sou terrivelmente esquisita no que respeita a comida...); por outro lado faz-me um bocado de impressão estar a comer coisas que já levantaram suspeitas a nível de qualidade. Comigo não ganham dinheiro :))))

    Continuação de boa semana e, se não nos "virmos" antes, um óptimo fim de semana (que se prevê com chuvinha).
    Ah! tenho me esquecido de te dizer que faço caminhada diária (salvo raras excepções) de 5,5 a 6 Km. Hoje "distraí-me" e fiz 6,5...
    Beijinho grande
    Mariazita
    (Link para o meu blog principal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mariazita, fiquei espantada com a primeira parte do seu comentário, não misturo nem pretendo misturar o meu perfil na blogosfera com o meu perfil pessoal e se ele está a aparecer não devia...mas fico a pensar se não se terá enganado na resposta porque na verdade não tenho muitas fotos minha no Face e as que tenho estão reservadas aos amigos e não recebi nenhum pedido de amizade seu...:)).
      Sobre o seu livro fiquei curiosa ainda não sabia que tinha um publicado e vou ter de ver isso melhor...!
      Caminhadas pois...fiquei cheia de inveja ...ainda não estou a conseguir...vamos a ver...e 6 km diariamente dava-me imenso jeito:)))!
      Beijinhos e um excelente dia!
      Maria

      Excluir
  16. O teu lindo nome Maria!
    Na verde planta enfeitada
    És a árvore da simpatia
    Perfumada linda flor
    Porque amas e és amada
    Escreves, mulher apaixonada
    Lindos poemas de amor!

    Doce e meiga
    És flor perfumada
    Porque és assim perfeita
    Tu, mulher apaixonada!

    Do Concelho de Odemira!
    Sou sincero não engano
    Escrevo assim não admira
    Porque sou alentejano.

    Te desejo uma boa noite
    amiga Maria, um beijo
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo poema amigo Eduardo...Então de Odemira??? Só podia ser alentejano mesmo...tenho grandes amigos alentejanos e adoro o alentejo...mas escorreguei um pouco mais para baixo e sou casada com um algarvio...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  17. Também alterou as ementas de algumas escolas do U.K que evitam obesidade, diabetes e afins.
    Só por isso já merece atenção e louvor!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente...era esse trabalho das escolas a que me referia... e tem imenso mérito por isso!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  18. Não fazia ideia dessa batalha...
    Pouco vou a esses restaurantes de fast food...

    Beijo Maria

    ResponderExcluir
  19. és como eu, vais uma vez por festa. mas acho importante falarem nisto porque há quem coma muito esse tipo de comida e realmente aquilo nunca me soube muito a frango, e como sempre esse...
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O truque está mesmo em variar e em ir pouco!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  20. Querida Maria
    Mesmo com todos os cuidados a nossa saúde sempre será alvo de produtos nada saudáveis. Neste caso foi uma boa revelação pois nos dá o direito de recusar os alimentos que nos prejudicam. Excelente post minha querida
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Gracita não dá para escapar...só para estar atento e variar o mais possível!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  21. É fica dificil acreditar no que comemos na rua, se é de boa qualidade. Infelizmente pagamos para destruir o nosso proprio corpo. Enquanto lutamos para mantê-lo saudável. Se todos obedecessem ao que diz a Palavra de Deus no que diz: "Mateus 7,12 diz: Tudo aquilo, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" Que bom que assim fizessemos. Te desejo uma noite maravilhosa. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nal...como não acontece...temos pelo menos de nos manter atentos e tentar variar..!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  22. Epá, agora fiquei com pouca vontade de lá ir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes pelo menos agora mudaram a receita...agora aquilo que comemos sem saber é que assusta...Penso que temos de comer variado para minimizar o problema...!
      Beijinhos Alex
      Maria

      Excluir
  23. Maria.

    Terminou às 22 h de hoje,dia 11/12,a votação para o melhor blog de 2013.

    O resultado sairá dia 14,meu aniversário.

    Estou agradecendo a cada amiga que votou em mim.E você foi uma delas.

    Mesmo que eu não vença,ficará gravado em meu coração a amizade e apoio de quem me quer bem e que está sempre presente no meu blog.
    Deus a abençoe,amiga.

    Beijinhos e linda noite

    Dryka




    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a agradecer...e boa sorte mais uma vez Dryka!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  24. Pois é amiga Maria.
    Dizem que os algarvios
    São alentejanos sem travões
    Atravessaram mares e rios
    Para conquistarem corações.

    Desejo um bom dia para você,
    amiga Maria, um beijo
    Eduardo.
    PS: Por serem tão apressados só conseguiram parar no Algarve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sabia disso Eduardo...mas desta vez quem vez a travessia para a conquista fui eu...se não tivesse estado a trabalhar no Algarve...nunca nos teríamos conhecido ou talvez sim...a vida dá sempre uma ajudinha!
      Bom dia amigo
      Maria

      Excluir
  25. Isso dá que pensar... Sempre soube que a comida do McDonalds e afins não faz bem nenhum à saude mas quando descobri isso fiquei um pouco chocada, confesso. Porém, de vez em quando não consigo evitar ir lá!
    Espero que eles mudem aquilo que fazem e pensem mais nos milhares de pessoas que lhes dão lucro indo comer aos restaurantes deles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desta vez acho que mudaram mesmo a receita...! Mas foi só depois de se verem expostos...!
      Bjs
      Maria

      Excluir

  26. Sabia de toda essa história, de vez em quando vejo os programas do Olivier e, mesmo sabendo que este tipo de campanhas angaria popularidade ao cozinheiro, não posso deixar de o louvar pela coragem de enfrentar um "monstro" como a MacDonalds. É que isto de tribunais sai muito caro... e é preciso ter-se "muita coragem financeira" para se enfrentar um gigante destes na justiça.

    De resto continuo na minha política do costume: se comermos pouco de cada veneno, nenhum nos matará! É óbvio que a maneira de fugir ao máximo de tudo isto será evitar a todo o custo utilizar alimentos processados.


    Beijinhos ao natural
    (^^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamente devemos reconhecer-lhe mérito e coragem..!
      E penso como tu o ideal é comer um pouco de tudo, variando a acabamos por ingerir menos do que fizer mal...! E claro fugir dos processados!
      Beijinhos amiga
      Maria

      Excluir
  27. Shop local and shop organic, if you can ;o) Try to be aware of what you are eating! Good for Jamie! Big Hugs ;o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim temos mesmo que estar atentos e parabéns ao Jamie!
      beijinhos
      Maria

      Excluir
  28. Por isso é que eu tento sempre comprar produtos biológicos, ou pelo menos mais saudáveis. Nós nem imaginamos as porcarias que ingerimos na nossa comida. :/
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não fazemos a mínima ideia....e temos mesmo de tentar evitar pelo menos as coisas que já sabemos que não prestam mas estão de tal maneira na nossa vida que não é fácil!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  29. É David contra Golias, mas é uma luta que merece todo o apoio!
    Essas marcas deviam ter mais cuidado com a saúde dos consumidores!
    Não vou regularmente ao MacDonald's, mas espero que mudem a receita!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...