terça-feira, 15 de outubro de 2013

Um de nós??? Massamá no mundo!

rapaz.jpg (400×299)

A propósito do caso de ontem na escola Stuart Carvalhais e do esfaqueamento de alunos e funcionária por um jovem de 16 anos, aluno da escola, não posso passar sem aqui deixar um pouco do que me vai na alma...por todos os motivos e também porque esse jovem frequentou o ATL do colégio da P. e do F. e porque a escola em referência é considerada uma das melhores e seguras escolas do concelho e será a próxima da filhota!! E tudo isto deixa-me a pensar...a pensar muito...naqueles que sem quê nem porquê sofreram uma agressão física com consequências imprevisíveis...na coragem daqueles, que em grupo, reagiram e conseguiram afugentar o agressor...e finalmente no próprio agressor...ele próprio vítima de não sei que mal, mas por certo de um bastante grave e do qual deriva o ato...doença ou trauma...que importa...!!! Choca-me que um rapaz que ainda há pouco nada distinguiria dos outros assuma agora um protagonismo pelos vistos pretendido, mas completamente desviante...e se tenha tornado um perigo para a sociedade...espanta-me a confirmação do já sabido, de que tudo se pode esperar de todos, porque nada se conhece do processo que interiormente molda consciências.. pressinto e lamento as dúvidas e sofrimento daqueles pais...sem saber provavelmente em que momento realmente o perderam...culpando-se por não terem percebido...gelados e presos agora numa realidade impensável!!Prevejo a preocupação dos professores que agora descobrem em cada pergunta um monte de respostas que nunca tinham tido por não terem perguntado...! 
Sabe-se já que o plano foi elaborado com tempo e que havia já alguns antecedentes, embora esporádicos...sabe-se agora que se previam 60 execuções para estabelecer um record em completo desprezo pela vida humana, sabe-se agora que na lista de equipamento a utilizar naquele dia constava uma pistola, que ele tentou comprar sem conseguir!!! E eu dando graças por não estarmos nos Estados Unidos onde em quase todas as casas há armas de fogo...o que condicionou o ataque e reduziu sem qualquer dúvida o seu impacto...não paro de me lembrar que esse mesmo ataque foi desencadeado por um jovem até ontem um jovem entre tantos outros...que em nada possivelmente distinguiríamos de um de nós ou de um dos nossos filhos...e isso sim...isso sim é assustador...!
O verdadeiro medo nasce do perigo que não identificamos e neste caso o perigo morava mesmo na "porta ao lado"...!  

Bom dia e bem hajam

40 comentários:

  1. Sem ser saudosista , nem tão pouco mencionar "no meu tempo" porque em todos eles há coisas boas e más,mas, a verdade é que vivemos momentos de muito ansiedade e preocupação em relação aos nossos jovens .
    Toda a familia , cada vez mais tem que estar atenta ao seu comportamento e maneira de estar na Vida, porque por vezes julgamos que está tudo "bem" e não está.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querida amiga o momento que atravessamos é de profunda ansiedade e tensão...nunca se está atento demais...e às vezes mesmo assim corremos o risco de estar a ver e "não querer ver".
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  2. Oi amiga Maria,o problema existe em todos os países.
    Aqui no Brasil,vemos jovens fazendo verdadeiras barbáries e não
    há punição,principalmente se são menores.

    bjs amiga
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Carmen é um problema da sociedade global e caraterístico de tempos de grande tensão e mudança...!
      A situação é muito triste e difícil de controlar, por aqui no entanto ainda é rara..!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  3. Nunca se sabe o que se passa dentro de cada um de nós, e é difícil por vezes prever estes actos. ainda bem que por cá o acesso às armas é bastante limitado senão a tragédia teria sido ainda maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é o que penso...uma pistola teria provocado uma tragédia ainda maior, mas a intenção estava lá e o grande susto é mesmo esse...!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  4. Olá Maria.
    Estes comportamentos estão cada vez mais a agravar-se e a tornar-se rotineiros no nosso País, coisa pouco comum há alguns anos atrás. É deveras preocupante toda esta violência, principalmente para quem tem filhos a crescer e que podem dar de caras com uma situação como esta.
    Espero que as pessoas a quem compete tomar decisões, que levam à erradicação destes conflitos o façam o mais rápido e eficazmente quanto possível.
    Beijinhos e uma boa semana para todos vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alice...é mesmo verdade este tipo de problemas tem vindo a agravar-se por aqui e claro que ficamos preocupados porque são situações que podem surgir em qualquer lado ou momento...Seriam urgentes medidas no sentido de as evitar mas são difíceis, envolvem vários níveis de intervenientes e com o país no caos que está ainda mais complicado se torna...temo que as coisas possam piorar!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  5. Vi ontem este caso nas notícias e fiquei chocada... Nem tenho palavras para descrever aquilo que senti quando vi ouvi os relatos... :(

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ficámos todos assim...ainda mais quem mora paredes meias com a escola e conhece a sua realidade, assim como o ambiente onde sempre viveu o jovem envolvido...a professora do meu filho foi também a sua professora durante toda a primária num colégio onde os bons valores são incutidos diariamente com as matérias curriculares!

      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  6. É horrível minha querida amiga, a violência habitar desta maneira
    dentro de um jovem adolescente. Que se está a passar na sociedade
    de hoje? Temos que ter medo da nossa própria sombra?
    Que assustador...
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irene!
      A palavra é mesmo essa assustador...e tão pouco dominável!!!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  7. A incerteza e angústia em que as famílias vivem afectam os filhos que se sentem sós ( postos de lado), querendo de qualquer modo chamar a atenção.
    Isto não justifica a atitude premeditada do rapaz, mas temo que mais casos surjam...
    Estamos num MUNDO CÃO!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. temo o mesmo Mona...temo o mesmo...acho que vamos assistir a um agravamento da situação enquadrada por um país em crise de tudo, também de valores e incapaz de responder com soluções!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  8. O meu mais velho anda nessa escola...estava no pavilhão ao lado a ter aulas....o sufoco...o medo instalou-se neste coração de mãe...hoje teste de matemática e o miúdo com medo...eu com medo de o deixar...mas sempre a transmitir confiança...
    A escola é de referência como o dizes....estas coisas são complicadas de analisar...como mãe enquanto não falei com o meu puto estava pequenino...
    Dos pais do miúdo...tive pena...a cabeça deles aquele coração deve estar desfeito...pais ditos "normais"....

    Os media exageram...já se sabe....

    Olha só para quem viveu é que sabe o o sufoco que foi...e aqueles pais....têm a vida destruida...

    Hoje tudo mais calmo para quem lá anda...não para aqueles pais que ainda agora estão a começar a viver um pesadelo!

    Beijo Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos vistos Freyja vivemos na mesma zona..e conhecemos a mesma realidade....calculo o enorme susto para quem viveu na pele...se foi também tão assustador para quem soube mas não esteve diretamente envolvido...Acho que neste caso se tratará de um caso esporádico mas o medo instala-se no coração...e sim tenho muita pena dos pais para quem começou o horror!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  9. É tão doloroso... juventude cada vez pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com valores erróneos e doentios em alguns casos felizmente ainda raros por aqui...mas temo que aumentem!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  10. Massamá no mapa mas não por bons motivos....

    Agora, isto tanto quanto conheço, há aqui algo de estranho que ainda não veio a lume, mas ainda se saberá. Há qualquer coisa que não bate bem. Há jovens e jovens, situações e situações. Mas penso que toda a gente ainda está estupefacta....

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade..e sabes esta é precisamente a escola onde votou o nosso primeiro ministro e fica num meio que conheço bem...por ser onde me movo...o rapaz também conheço muitos que o conhecem por ter andado no colégio dos meus filhos...ninguém quer acreditar no que se passou...ninguém esperava dele nada sequer parecido, embora ultimamente ao que li nos jornais ele tivesse dado alguns sinais...enfim acho tudo isto assustador e fruto dos tempos que atravessamos...não se se haverá mais alguma coisa por detrás...talvez não..!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  11. Pois eu não sei o que dizer
    À cerca de tal situação
    Por que não tem razão de ser
    Professor, a riscada profissão.

    Aprenderam para ensinar
    São os mestres do ensino
    Mas, por qualquer motivo
    O aluno perdeu o tino!

    Boa noite para você,
    amiga Maria, um beijo
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Eduardo ficamos sem ter que dizer...é tão triste...!
      Bom dia
      Bjs
      Maria

      Excluir
  12. Querida amiga Maria
    É alarme ler o teu texto e constatar que essas barbáries acontecem em todos os países. Fico me perguntando onde foi que erramos? Erramos com nossos por não perceber as mudanças comportamentais, erramos com nossos alunos por não compreendê-los? A sociedade está vivendo a falência moral e por isso todos nós somos alvos da violência. Muitas vezes deixamos de ser observadores para sermos meros espectadores e quando nos apercebemos o caos já foi instalado e muitos crimes crimes são cometidos. Precisamos resgatar valores morais, só eles poderão ocasionar mudanças nestes jovens.
    Fica na paz minha querida amiga
    Beijos com meu carinho e amizade
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Gracita estas situações florescem no meio de crises de valores, às vezes encobertas em meios tranquilos como é o caso aqui...temo que as coisas venham a piorar...!
      Bom dia!
      Beijinhos com toda a minha amizade
      Maria

      Excluir
  13. Olá Maria!
    Já faz um tempinho que eu não passava por aqui.
    Vejo que está aflita com algo não legal que tem acontecido em seu país. Não entendi muito bem. falavas de violência/
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um jovem da comunidade onde habito, que tentou replicar um dos casos que acontecem nos Estados Unidos e que normalmente acabam com vários mortos...Entrou na aula e atacou com colegas e a funcionária da escola com uma faca, felizmente os colegas reagiram e ele não conseguiu os seus intentos resultando a situação apenas em ferimentos...É um jovem de um ambiente calmo e de quem ninguém suspeitaria poder vir a fazer aquilo e isso ainda amais questões coloca!
      Beijinhos Estael, gostei de a ver por aqui!
      Maria

      Excluir
  14. A nossa mente por vezes é insondável, mas tenho curiosidade em saber o porquê, o que levou a este plano que felizmente não teve grandes proporções.
    Deixo a recomendação de um livro: 19 minutos de Jodi Picoult.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que perceber é urgente, obrigada pela dica do livro, vou procurar!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  15. Respostas
    1. Triste é mesmo a palavra Stacy!
      Bom dia querida amiga
      Maria

      Excluir
  16. É horrível s:
    Sigo-te :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Kimberley, obrigada pela visita pelo comentário e por teres ficado por aqui!
      Bjs
      Maria

      Excluir
  17. Olá, Maria!
    Este pequeno episódio reflecte o quão errado é o modelo de funcionamento da sociedade em que vivemos. Vê o tempo (de antena) que os canais televisivos dedicam às notícias com casos de violência (as aberturas dos noticiários são inundadas com casos provenintes do lado mais negativo do ser humano), sem que haja qualquer referência ou debate sobre essas ocorrências, o que poderia e deveria ser feito para prevenir a sua ocorrência, em especial quando não existe uma supervisão parental dos programas televisivos vistos pelos menores.
    Temos também uma (vasta) legião de consumidores pouco inteligente, que adora e devora programas de gosto (muito) duvidoso.
    Tudo somado e com o decorrer dos anos, os efeitos secundários de comportamentos e tipos de filosofia de vida possibilitam a ocorrência destes episódios.
    Aqui, como em muitos outros casos, aplica-se o ditado: "depois de casa roubada, trancas à porta".
    Sou (fervoroso) adepto da prevenção, nesta e noutras áreas (a Saúde, por exemplo). Compete aos progenitores a educação dos filhos - a Escola dá o conhecimento e não deve substituir-se aos pais nessa tarefa.

    Muito mais poderia acrescentar, mas não quero ser fastidioso e tu já percebeste a minha ideia.
    Bom seria que muitas crianças pudessem ter uns progenitores como vocês. Ganhava a sociedade e o mundo seria bem melhor.

    Um grande beijinho e um abraço de melhoras ao "comandante".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...que bom ver-te por aqui!
      Sabes...concordo 99.9% com aquilo que dizes...mas não acredito que apesar do que aconteceu haja capacidade no contexto atual de por mesmo agora"trancas à porta", temo aliás que as coisas piorem muito...e também penso que mesmo com pais responsáveis e envolvidos as coisas podem acontecer e não dependem só disso...embora evidentemente isso seja essencial...e obrigada pelas tua carinhosas palavras nesse aspeto..fazemos o que pudemos e tentamos muito acertar...e somos de fato pais envolvidos...mas como te digo acho que há outros fatores a ter em conta que por vezes atacam sem que esperemos...!! Educar é dificílimo...e há que contar também com alguma sorte...!
      O "comandante" manda um enorme abraço para ambos e eu deixo-vos beijinhos e votos de um ótimo dia!
      Obrigada por tudo queridos amigos!
      Maria

      Excluir
  18. A televisão é uma fonte geradora de comportamentos desviantes porque tudo mostra a qualquer hora!
    Ele apenas queria fazer como já viu na televisão...confundido o real com a ficção e não só! :(
    Estamos numa sociedade doente!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que os media tem muito a ver com este tipo de acontecimentos, quer pelo que mostram quer como o fazem quer pelo protagonismo que proporcionam ao envolvidos...! Enfim ...sociedade doente como dizes e tanto a fazer...e a temer!
      Bjs
      maria

      Excluir
  19. O perigo vem de onde menos se espera. E infelizmente cada vez há mais casos do género. Acho que a violência com o tempo tornou-se em algo cada vez mais permissivo, como se fosse algo natural. E não deveria ser assim. Alguma coisa está a falhar.
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sociedade amiga..a sociedade e os seu valores estão a falhar...temo que piore...mas não podemos desistir!
      Beijinhos
      Maria

      Excluir
  20. Triste e revoltante. Que sociedade é esta que se está construindo meu Deus, completamente confusa e sem rumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sociedade está em crise de valores e isso abala tudo...!!!
      Beijinhos amiga!
      Maria

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...